Segunda-feira, primeiro dia de aula! Por que até o momento só teve passeio e, ahn... passeio! Teve tarefa pra segunda, claro, mas não era aula propriamente dita.
Logo no primeiro horário da matina, descobrimos como ia funcionar o esquema da aula. Todas as segundas iria rolar um feedback, onde entregaríamos nossas “memórias”, um arquivo contendo nossas impressões da semana a respeito de língua, experiências e vida cotidiana. E não era pra ser no formato diário, hein! As aulas, que nos foi dito que não seriam tradicionais (nem de gramática, nem kanji, nem nada do gênero (i.e “coisas-que-tu-pode-fazer-sozinho-ou-no-teu-país”)), funcionaram assim:
· Nihon Rikai – Disukasshon (日本理解・ディスカッション), Discussão e Compreensão do Japão;
· Supiichi (スピーチ), Discurso;
· Intabyuu (インタビュー), Entrevista;
Existiram outras coisas com o formato de aula (como a parte de dialeto), mas à medida que forem aparecendo eu vou contando. O dia letivo começava às 9h em ponto (em ponto mesmo) e seguia até o meio-dia, com um intervalo perto das dez, normalmente pra troca de período. Ah, se tu não estivesses na hora na aula, tipo, atrasado um minuto ou dois, a professora segurava a aula por uns dois ou três minutos, e podia (e frequentemente o fazia) ligar pro atrasado cidadão (pro quarto, por que celular que é bom a gente não tinha) e chamá-lo para comparecer à aula. Antes de a aula começar, tinha café da manhã (comida é assunto pra outro dia) pro povo a partir das sete. Mas quem consegue acordar a essa hora da madruga? xD A partir do meio-dia, o almoço é servido no refeitório. Há um tempinho livre antes de a próxima aula começar, então o povo costumava ir para os lounges relaxar (cadeira de massaaaageeeem....), à sala de estudos usar a internet ou voltar aos seus quartos para sabe-se lá o quê. Primeiro período da tarde se iniciava às 13h20 (em ponto também). O término geral da aula da tarde variava, mas costumava acabar perto do início do terceiro período (o segundo acabava às 14h10, e o terceiro às 15h10), pois a atividade do último tempo variava de acordo com a pessoa. Alguns tinham algumas aulas, outros não. Com base no teste aplicado no início, fomos divididos em algumas turmas, mais ou menos de acordo com o nível. Enfim, vamos ao que costumávamos nos referir como diskasshon.
Essa aula servia para discutirmos diversos aspectos da cultura nipônica e afins. Imagem do Japão e dos Japoneses, a Ida para Osaka, Eventos Tradicionais, Religião, Casamento, Cultura Jovem, Anime, Mangá, Relacionamento Familiar, Cultura Tradicional, Trabalho e Emprego, Educação Formal, Cursinhos, Cotidiano Universitário, Conduta Jovem etc. Ufa! Tinha pano pra manga. Meus colegas de aula foram a Maša (Eslovênia), Olga (ela era russa, mas mora na Noruega), Eviana e Pita (Indonésia), Andy (Austrália) e Tasnim (Síria). Deveríamos ler o material com antecedência, aumentar o vocabulário e participar das discussões propostas.
Depois do almoço, o supiichi. Nesse tipo de aula a gente devia preparar um texto e apresentá-lo como um discurso. Os japas adoram essa história de discurso, que nem o (não lembro se já falei aqui) do jikoshoukai (自己紹介), auto-apresentação. Em um primeiro momento, seria um texto de apresentação do seu país, ou cidade, ou enfim, algo característico e único da cultura dos alunos. Eu decidi falar sobre o nosso bom e velho chimarrão (sim, eu tomo mate; sim, eu sei preparar (naquelas) e sim eu LEVEI mate pra lá =]), já que tinha quatro brasileiros no programa e talvez eles falassem do Brasil de uma forma mais genérica. Meus colegas nessa classe eram os já citados Andy e Olga, e os não citados Sury (Indonésia), Annelise (Nova Zelândia) e Gugu (Coréia do Sul).
Como eu disse antes, a separação era para ser mais ou menos por nível. Mas agora eu to olhando a listagem e a divisão parece que foi feita meio a Bangu. xD Terminado o processo, nada mais justo que (outro) passeio! Desta vez na volta do instituto mesmo, sem ir muito longe. Até por que: 1) estávamos com fome; 2) anoitece cedo no Japão, perto das 17h30 já é escuro; e 3) a janta seria servida em breve (das 18h às 20h). Com tudo isso de novo (as aulas e tal), e ainda pensando em japonês, eram nove da noite e parecia duas ou três da matina. Melhor ligar a TV e ir dormir! ^^
Dia 09 (19/01) – Aula e Wadaiko
Dia 10 (20/01) – Aula
Dia 11 (21/01) – Aula, Aikido e Aniversário
Dia 12 (22/01) – Aula e Kabuki
Dia 13 (23/01) – Home Visit
Dia 14 (24/01) – Omochitsuki e Tameshigiri
Dia 15 (25/01) – Aula
Dia 16 (26/01) – Aula
Dia 17 (27/01) – Tóquio 1/3 – Asakusa e Torre de Tóquio
Dia 18 (28/01) – Tóquio 2/3 – Andanças
Dia 19 (29/01) – Tóquio 3/3 – Panasonic e Odaiba
Dia 20 (30/01) - Ida ao Castelo de Osaka, Templo do Shitennoji (entre outros)
Dia 21 (31/01) - Festa de Intercâmbio Internacional
Dia 23 (01/02) - Indiada
Dia 24 (02/02) - Entrevistas
Dia 25 (03/02) - Aula
Dia 26 (04/02) - Visita a Escola Primária
Dia 27 (05/02) - Quioto 1/2 - Kiyomizudera e Kinkakuji
Dia 28 (06/02) - Quioto 2/2 - Nishi e Higashi-Honganji, Sanjuusangen-dou e Fushimi Inari-Taisha
Dia 29 (07/02) - Descanso
Dia 30 (08/02) - Aula com os universitários Japa e festa
Dia 31 (09/02) - Entrevista com os universitários
Dia 32 (10/02) - Aula
Dia 33 (11/02) - Feriado
Dia 34 (12/02) - Aula
Dia 35 (13/02) - Na enseada
Dia 36 (14/02) - Esportes
Dia 37 (15/02) - Preparativos para o Trabalho Final
Dia 38 (16/02) - Dia D - Apresentação do Trabalho Final
Dia 39 (17/02) - Shodo, Parkour e Cinema
Dia 40 (18/02) - Hiroshima 1/2 - Shinkansen, Museu de Paz, Mazda, Ryokan
Dia 41 (19/02) - Hiroshima 2/2 - Miyajima, Itsukushima Jinja, Daisho-in
Dia 42 (20/02) - Shopping Time
Dia 43 (21/02) - Nara e Última Festa
Dia 44 (22/02) - Última Aula e Feedback
Dia 45 (23/02) - Formatura e Festa de Despedida
Dia 46 (24/02) - Último Adeus e Jornada de Volta
Dia 47 (25/02) - Voos
Dia 48 (26/02) - Lá e de volta outra vez
Acho que anoitece cedo no Japão no inverno, tipo que nem no Brasil no inverno... :P
ResponderExcluirE achei engraçado, a maioria das pessoas desliga a TV para ir dormir hehe
Flw :)